A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Santa Helena – Apicultores do município participam de encontro sobre abelhas nativas



Apicultores de Santa Helena participaram nos dias 05, 06 e 07 do VI Encontro Sobre Abelhas Nativas do Maranhão. O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Maranhão em parceria com o Sebrae, Prefeitura de São Bento e a Coamel e aconteceu na Fazenda Escola da UEMA, em São Bento, com a participação de apicultores de vários municípios da Baixada.
Segundo o Secretário de Agricultura do Município, Valdemiro Alves, o Cuim, o encontro oportunizou o debate de temas importantes da meliponicultura, pois reuniu produtores, professores, pesquisadores e estudantes relacionados a esse tema e a essa área de conhecimento. 
ABELHAS ESTÃO DESAPARECENDO: Os cientistas estão preocupados com a diminuição da população de abelhas e buscam soluções ao problema. Estes insetos são peças fundamentais na polinização de vegetais. É drande a preocupação de cientistas com a redução no número de abelhas e algumas iniciativas para a criação desses insetos em espaços urbanos já existem. Isso porque é preciso encontrar formas de assegurar a fertilização das plantas, na qual as abelhas exercem um importante papel.
A polinização é um processo fundamental para a produção de alimentos e as abelhas são as grandes responsáveis por garantir a reprodução das espécies que precisam de ajuda externa para mover o pólen das anteras (gametas masculinos) para os estigmas (femininos).
Estima-se que existam entre 25 e 30 mil espécies de abelhas no mundo. Elas contam com a ajuda de moscas, vespas, besouros, borboletas ou mesmo de algumas espécies vertebradas para assegurar a reprodução de pelo menos 80% dos vegetais. Os dados são apontados por um relatório em inglês sobre as abelhas e seu papel na sustentabilidade das florestas, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário