A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, novembro 07, 2014

São Bento - Pesquisadores e produtores discutem práticas sustentáveis da meliponicultura


Encontro sobre abelhas nativas foi uma realização do Sebrae em parceria com a UEMA

Cerca de 750 participantes, entre produtores, pesquisadores e estudantes, foram atendidos pela sétima edição do Encontro Sobre Abelhas Nativas da Baixada Maranhense, realizado pelo Sebrae Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nos dias 3 e 4 de novembro, em São Bento. O encontro recebeu o apoio institucional da Cooperativa Agroecológica do Mel na Baixada (COAMEL) e da Prefeitura Municipal de São Bento e discutiu os melhores caminhos para a produção do mel da abelha conhecida como tiúba, nativa da região.

As atividades do encontro foram realizadas na Fazenda Escola da Uema em São Bento, com uma vasta programação que incluiu palestras, oficinas, um simpósio e uma reunião da Câmara Estadual do Mel, tratando de temas comuns à atividade econômica, como a conservação e a biodiversidade de abelhas com potencial para a produção de mel; a genética da espécie presente na região; inclusão produtiva por meio da criação de abelhas melíferas, dentre outros.

Além das discussões, seis oficinas levaram os participantes a vivenciar as mais diversas práticas relacionadas à produção do mel da abelha tiúba, desde a utilização dos diferentes coletores para extração de mel; culinária melíponícola; multiplicação de colmeias; produção de creme terapêutico e hidratante para os pés com mel e extratos naturais das abelhas; produção de hidromel; e a produção de mudas melíponículas.

Sustentabilidade

A apicultura é uma atividade que inclui a criação, o manejo da abelha e enxames, a extração e a comercialização de mel e seus produtos.
A atividade consolidou-se através dos tempos e se expandiu no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que está entre os dez maiores produtores o mundo. Na Baixada Maranhense, a especialidade ficou nas abelhas nativas, cuja produção de mel é nomeada como meliponicultura e tornou-se importante fonte de renda para a agricultura familiar da região. Com a criação das abelhas, além do mel, é possível explorar produtos como pólen apícola, geleia real, abelhas rainhas, apitoxina, cera e própolis.

De acordo com o professor doutor Ricardo Camargo, especialista em abelhas da Embrapa, as abelhas são eficientes polinizadoras e grandes aliadas da conservação do ambiente. “É um componente essencial da biodiversidade e está a serviço da agricultura, na polinização das flores, contribuindo para a maior produção de frutas, legumes, grãos e hortaliças. As abelhas desempenham ainda um importante papel na conservação dos ecossistemas e no equilíbrio ambiental, porque buscam nas árvores e florestas seu alimento, possibilitando a perpetuação das espécies”, reiterou o especialista.

 
Vanda Pereira
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Pinheiro - Ma
Contatos: (98) 8118 0106
Sebrae - Pinheiro-Ma- (98) 3381- 2711

Nenhum comentário:

Postar um comentário