A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, novembro 20, 2017

Nossas homenagens aos Biomédicos pelo seu dia que é comemorado nesta segunda-feira

Biomédica Camila -

Em nome das  Biomédica Camila e Jasmini,  servidoras do Hemomar de Pinheiro, quero parabenizar à todos os Biomédicos de Pinheiro e e do Maranhão pelo seu dia que é comemorado nesta segunda feira 20.


Feliz dia do Biomédico a todos vocês que escolheram essa profissão tão linda. Que escolg
Que escolheram fazer da suas missões ajudar o próximo e a Ciência.

Parabéns, para para vocês que enxergam o mundo pelas lentes de um microscópio! e por  terrm escolhidos esse caminho para trilhar!
Feliz dia do Biomédico.
 
Biomédica Jamini

biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.
biomédico pesquisa as causas e a cura de doenças que afetam os seres humanos. É uma carreira que tem bastante conteúdo de Biologia, Medicina e Farmácia, além de inúmeras áreas de atuação. Dentre as mais conhecidas, podemos citar:
  • Análises Clínicas
  • Acupuntura
  • Biossegurança
  • Estética
  • Embriologia e Reprodução Humana
  • Genética
  • Microbiologia
  • Saúde Pública
  • Toxicologia
Para a maioria dos biomédicos em exercício atualmente, boa parte do trabalho diário é preenchida com atividades de pesquisa e análise. Eles detectam anomalias em amostras de sangue, de alimentos, de plantas, de tecido animal ou humano, enfim, qualquer material biológico que possa ser analisado em laboratório.
É uma carreira que vem se tornando muito popular no Brasil ao longo dos anos, impulsionada por novas descobertas científicas, pelo crescimento das pesquisas de tratamento genético (células-tronco), tratamentos de fertilidade, descoberta e cura de novas doenças e a necessidade de criar ou melhorar vacinas.
Descubra em detalhes o que faz um biomédico, quais são seus campos de trabalho e onde estudar para seguir esta carreira!
A profissão de Biomedicina
A Biomedicina é uma área bastante diversificada e oferece aos seus profissionais mais de 30 habilitações possíveis, que vão da Genética à Biossegurança, passando pela Estética, Hematologia (estudo do sangue) e Biofísica.
O biomédico pode acumular várias habilitações diferentes. Para isso, é preciso fazer estágios, pós-graduações, concursos, provas e seguir todas as exigências do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM)
A maior parte dos profissionais trabalha em laboratórios de Análises Clínicas, pesquisando, identificando e classificando microrganismos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas. Outro ponto forte da carreira é o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de tratamentos, remédios e vacinas. Mas outros campos de atuação do biomédico estão crescendo bastante no Brasil. Veja alguns:
  • Indústria Cosmética: o biomédico pesquisa fórmulas biológicas mais sofisticadas que possam ser aplicadas em tratamentos estéticos.
  • Indústria Alimentícia e de Laticínios: desenvolve análises químicas e biológicas para controlar contaminação nos alimentos.
  • Reprodução Humana: manipula embriões que posteriormente poderão ser fecundados. É uma área em destaque no Brasil.
  • Manipulação Genética: o biomédico pode fazer exames de DNA, investigar causas de doenças genéticas, fazer pesquisas com células-tronco.
  • Setor Público: em agências de vigilância sanitária (como a ANVISA, por exemplo), tem crescido a demanda por esses profissionais. Eles atuam no monitoramento de empresas e produtos para evitar riscos à saúde pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário