A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, dezembro 11, 2017

Golfinho foi encontrado morto nas proximidades do cais de Turilândia.


Um golfinho foi encontrado morto na última quinta-feira 06, nas proximidades do cais de Turilândia. Acredita-se que o mamífero, que tem  aspecto semelhante aos peixes,  foi levado até aquela área  pelas mares,  que  ultimamente estão acima da média, em função das  mudanças climáticas, causada principalmente com a depredação do meio ambiente.

Essas mudanças tem  causado conseqüências  visíveis a cada dia, principalmente no transcurso da Bacia do Turi. O Rio Turiaçu,  com o mínimo de água neste período  do ano, tem sofrido freqüentes transformações, principalmente em relação ao assoreamento e a vegetação aquática, que está sofrendo transformações.

Atualmente se tem observado o aparecimento de uma vegetação atípica ( foto), que nos últimos anos vem crescendo nas margem do rio, nas proximidades do cais de Santa Helena e Turilândia.  Essa vegetação, acredita-se, também está sendo alimentada pelas mares altas.


Outras mudanças tem sido mostrada pelo radialista Luis Lázaro, de Santa Helena, em uma rede social. Em 2016 foi mostrado pelo radialista o leito do Rio Paruá, em frente aos povoados de Guaribal e Cravo, totalmente assoreado,  como jamais se tinha registrado na historia desta bacia hidrográfica. "Tudo isso ocasionado por um aterro que os ribeirinhos fazem todos os anos para dar acesso ao povoado Cravo e região. Toda esse material é despejado no rio, proporcionando o assoreamento, consequentemente trazendo graves problemas para a região tão importante e de uma riqueza paisagística inigualável. Mas, parece que as nossas autoridades estão de olhos vedados para este problema. Enquanto isso, a Bacia do Turi clama por socorro" diz o radialista. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário