A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

13 de mar. de 2018

Prefeita de Presidente Sarney participa de Seminário sobre elaboração de Planos Diretores Territoriais dos Consórcios Públicos Intermunicipais



A prefeita de Presidente Sarney, Valéria Castro, participou, juntamente com outros prefeitos do Maranhão,   secretários,  técnicos municipais e  sociedade civil organizada, de um Seminário sobre a elaboração de Planos Diretores Territoriais dos Consórcios Públicos Intermunicipais, realizada pela Federação Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
O evento aconteceu na última segunda-feira (12), no auditório do Palácio Henrique De La Roche.
A discussão teve como mediadores, o Presidente do Imesc, Felipe de Holanda, o Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento, Roberto Matos, e o secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno. Ambos, explanaram sobre a importância da definição correta da série de instrumentos e práticas inovadoras que devem nortear a atuação dos governos municipais na orientação e no controle da expansão das cidades, com foco no crescimento de maneira regionalizada. Nesse sentido, a Femaci apresentou proposta de Elaboração de Planos Diretores Territoriais que serão implementadas em todas as regiões de consórcios intermunicipais. 
"Vamos iniciar esse trabalho pelos territórios do Conlagos e Reffest, por reunirem condições estratégicas ideais para um desenvolvimento técnico-institucional com municípios e a sociedade civil organizada", enfatizou Ronald Damasceno.
“Este é o momento de pensarmos o planejamento de forma correta para que nos enxerguemos como parte de um todo, traçando prioridades que tragam retorno de forma territorial, abrangendo o maior número de cidadãos possível. Elaborar esses planos, conforme determinação da Política Nacional, propõe o diálogo da gestão com a comunidade. Soma elementar para que as reais necessidades da população sejam atendidas”, frisou o vice-presidente do Conlagos e prefeito de Olinda Nova, Costinha.
Durante os trabalhos, o urbanista e consultor em política urbana e ambiental da Femaci, Francisco das Chagas Lima Júnior, apresentou a metodologia que será aplicada no processo de elaboração do Plano Diretor Territorial que objetiva nivelar todos os planos de gestão municipal e referenciá-los para os investimentos de ordem econômica sustentável, como o Pólo Turístico da Baixada. "Para isso, vamos fortalecer o papel dos municípios no cenário do desenvolvimento do Maranhão", pontuou Lima Júnior.

Já o Presidente do Fórum de Defesa da Baixada Maranhense, Nélio Júnior, disse que a reunião representa um momento de maturidade para a Baixada Maranhense, "estamos juntos num processo que não tem mais volta, e o Conlagos tem a legitimidade do Fórum para ordenar os instrumentos necessários para gestão dos diques da Baixada", sentenciou Nélio Júnior.
A prefeita Valéria saiu do encontro bastante otimista com a possibilidade da criação do Consorcio Intermunicipal da Baixada Maranhense e com o possível fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Vales do Turi e Gurupi – CONTURI , cujo município administrada por ela, faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário