A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

23 de mar. de 2018

Prefeito de Pedro do Rosário participa de solenidade que homenageou município por ter se destacado na comercialização de alimentos por meio do PAA




O prefeito de Pedro do Rosário, Raimundo Antonio (PR), participou na manhã desta sexta-feira 23, de solenidade que homenageou os municípios do Maranhão que se destacaram na comercialização de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, no município.

O Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares,  fez a entrega da placa simbolizando a homenagem, ao prefeito, que esteva acompanhado da sua esposa,  a senhora Duzinha,  e de produtores rurais.

Segundo Raimundo Antonio, mais de 50 produtores participam do programa,  que injetou em 2017, mais de R$ 100.000,00 (cem milreais) na economia local. 

“O PAA se transformou numa importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar no município de Pedro do Rosário, que investiu 247% do recurso. Em reconhecimento a esse trabalho, o Governo do Estado está homenageando os nosso produtores" disse o prefeito.  


Raimundo Antonio afirmou ainda que o programa utiliza processos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos de agricultores familiares, promovendo a agregação de valor à produção e que os alimentos adquiridos são doados a entidades da rede socioassistencial. 

Na ocasião, o governador fez ainda o lançamento  de duas modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contemplando 70 municípios maranhenses.

Pela primeira vez na história, o Governo do Estado irá destinar recursos para comercialização da produção dos povos indígenas, incluindo no PAA Maranhão o PAA Indígena.


Flávio Dino assinou ainda acordo de Cooperação Técnica com mais de 70 municípios para a execução do programa na modalidade doação simultânea. Ao todo, são R$ 8 milhões destinados à comercialização do produtor rural.
Além dos recursos para estímulo à agricultura familiar, o Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma) entrega título de terra coletivo à Associação dos Moradores e Trabalhadores Rurais, no povoado Escondido, em Presidente Juscelino. São 30 famílias atendidas com uma área de 180 hectares. Ainda na solenidade, produtores de Governador Newton Bello recebem quatro títulos individuais de terra.

As ações são coordenadas pelo Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Iterma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário